30/09/2013

BEBÊS



        Florais e bebês

        Os florais são seguros para os bebês, não tem contraindicação.
     Lembrar-se de diluir os florais ou misturá-los na mamadeira no caso de bebês sem lactação materna.
        Em bebês com lactação materna a mãe toma e passa os seus efeitos ao bebê.
    Para mais facilidade ou por medo à ingestão de álcool, Rescue pode ser aplicado externamente na fronte do bebê.

        Ideias do uso do Rescue para bebês:
-        Mal-estar próprio da dentição
-        Sono perturbado, pesadelos, agitação.
-        Estados agudos como cólicas ou dores de ouvido
-        Assaduras

    Estar ciente que o uso dos Florais não cura o físico, mas apenas as emoções que estão presentes nesses casos.
      Para o stress, procurar ajuda médica quando necessário.




BAGUÁ

        FENG SHUI
        A tradição chinesa afirma existir duas forças o YIN e o YANG, entre elas uma interação dinâmica que cria e sustenta toda vida.
        O yin é feminino, fresco e aquoso, é ar e água, é a força da lua. Yang é masculino, pesado e quente, é a força na terra e no sol, no trovão e no fogo. Yin e Yang existem em tudo em diferentes proporções, que mudam continuamente.
        A interação natural de yin e yang também deve ser mantida no nível pessoal. Nossa natureza e saúde refletem o movimento do yin e yang dentro de nós, por sua vez isto é afetado pelos objetos que nos rodeiam, pelas áreas que escolhemos para viver e pelo grau de alteração física feita por nós em nosso ambiente natural.
        O feng shui é rico em sinais e símbolos e a arte de pratica-lo está na sua habilidade de “ler” o meio ambiente e perceber movimentos e mudanças entre as forças yin e yang.
        O baguá é formado de um octógono dividido em oito trigramas do I CHING, são eles Fogo, Vento, Trovão, Montanha, Água, Firmamento, Lago e Terra. Que combinados entre si correspondem às forças pessoais que interagem com o meio onde você está vivendo. Dessa forma cada pessoa, de acordo com o ano de seu nascimento, corresponde a um padrão fundamental de energia representado por um trigrama.







A CONDUTORA DE ENERGIA

        TURMALINA NEGRA

        Grande condutora de eletricidade através de suas estrias paralelas ao eixo principal, a turmalina negra é um escudo protetor de energias negativas para pessoas e ambientes.
        Com a capacidade de ancorar forças espirituais ao corpo, esta pedra estimula à concentração, a inspiração, a disciplina, a coerência, o discernimento, a tomada de decisões para dar forma à vida.
        É aconselhável também para entrevistas, exames, dificuldades no aprendizado (principalmente para crianças). É usado contra o abuso de drogas, o excesso de sensualidade, o estresse, tendências neuróticas, medo, desorientação, negatividade. Auxiliam no tratamento de esterilidade, doenças venéreas, urinárias, desordens sexuais, envenenamento do sangue, infecções, artrite, tuberculose, anemia, doenças genéticas, atrofia muscular, deficiência de nutrientes, diabete, febre, dor, asma e tosse.
        A turmalina negra é pedra do primeiro chacra (plexo pélvico) juntamente com as pedras vermelhas marrons e cinzas.Ela é usada no feng shui perto da porta de entrada para captar as energias ruins que vem de fora.












26/09/2013

DENGOSO COMO UM GATO

        FLORAIS E OS GATOS



        Os gatos, como os humanos, têm temperamentos diferentes. Uns são agressivos, outros tímidos, alguns sociáveis e outros medrosos. Muitos gatos medrosos irão se esconder das visitas e vão se “defender”, caso sintam-se ameaçados.
        O animal, diante de uma situação de perigo, só vai poder lutar ou fugir – tudo vai depender da situação. Os florais são recomendados de acordo com o temperamento do animal.
        Cada animal é diferente com seu temperamento individual e uma visão individual de mundo.
        Water Violet é o floral de todos os gatos, pois sua característica é ficar isolado, autossuficiente, pouca vida social e independente.
        Esta lista não é um guia – é, meramente, uma sugestão.
        Mimulus
Trata o medo de coisas conhecidas, a timidez e o acanhamento.
        Rock rose
Trata o terror, o pânico. É um grau acima do mimulus. Pânico de trovão é diferente de medo de trovão. Quando o animal treme, baba, parece frio ao ser tocado.
        Cherry plum
Trata comportamentos incontroláveis. Descontrole mental, emocional, etc.
        Aspen
Trata medos e preocupações de origem desconhecida. Os medos inconscientes. Pressentimentos.
        Red chestnut
Medo de que aconteça algo de ruim com os seres queridos. Exemplo: fêmeas que não deixam ninguém se aproximar dos filhotes.





VITALIDADE E PAIXÃO

        GEMOTERAPIA
        A Granada por sua coloração vermelha, forte era associada, pelos antigos, ao sangue em seu estado mais puro. Para as culturas indígenas eram chamadas de “o sangue da terra” responsável pela saúde do solo e pela fertilidade da floresta.
        Como pedra sanguínea corresponde energeticamente ao fluído vital que anima o corpo físico e a vitalidade mental, junto com as pedras pretas faz parte do primeiro chacra, duas forças que se completam.
        Limpa o sangue e dobra sua vitalidade. Ela multiplica nosso sistema imunológico, limpa os órgãos: baço, fígado e rins deixando nosso corpo saudável e resistente a doenças.
Foi usada pelos antigos para casos de pressão baixa, anemia, infecções bacteriana e virótica, fraqueza orgânica, pedras na vesícula e doenças de pele.
        Também usada contra o esquecimento e esclerose, pois bombeia sangue para o cérebro assim mantém a vitalidade dos tecidos cerebrais.
        Como um excitante, ela nos injeta um extraordinário dinamismo mental. Liberando toda energia de nosso fluído vital, a granada proporciona elevada disposição para trabalhos e realizações. Dá-nos força impositiva para a conquista de objetivos e nos torna mais afirmativos diante da vida.

        Ela desenvolve o lado energético de nossa personalidade, estimula a autoconfiança e a coragem, sendo responsável muitas vezes por nossa vontade de ferro. Aqueles que sofrem de indolência, preguiça e sonolência excessiva são renovados com grande energia de ação. Aos introvertidos, a pedra estimula o desejo de expansão, promove a comunicabilidade e a eloquência. Levanta o animo e nos impulsiona para a ação.













25/09/2013

A PROTETORA



        GEMOTERAPIA
        O Ônix é a pedra de maior simbolismo, tido como sagrada. Por sua cor negra absorve todas as demais, representa o abismo, a escuridão, o absoluto. Ela também está ligada ao culto dos antepassados por algumas civilizações indígenas. Nela está a sabedoria dos antepassados dos primeiros homens. A escuridão dessa pedra é apenas o véu que esconde o conhecimento supremo. Ela atrai magneticamente as vibrações negativas, absorve e dissolve no abismo da escuridão. Deixado no ambiente o ônix se encarregará de purificar o espaço onde ele se encontra. É muito usado no feng shui, perto da porta de entrada, com esse objetivo.
        Como o ônix é uma ágata negra (pedra essencialmente mental) ela atrai também as forças mentais negativas, ela nos protege absorvendo-o pra ela. Ela também limpa a aura, absorvendo tudo de ruim a sua volta.

        Esta é uma pedra austera, conhecedora dos mistérios da vida, ela transmite seriedade, humildade e confiança. Seu portador será dotado de força espiritual, e receberá vibrações de da seriedade especial que advém do conhecimento íntimo da verdade. Ele propicia caráter reservado que preserva os ânimos da impulsividade e poupa os cônjuges ou sócios de muitas brigas.













23/09/2013

O SÁBIO

        GEMOTERAPIA
        A sabedoria dessa pedra dissolve o vazio da ignorância.
        Sendo uma pedra do primeiro chacra, sua função é atrair para ele a luminosidade do quarto chacra o coronário. Como o cristal fumê tem seu centro de força como vaso receptor do coronário recebe as vibrações dos demais chacras. Uma parcela do poder dos sete chacras coexiste no quartzo fumê, por este motivo é tido como a pedra do poder e sabedoria. Este cristal é o arquétipo do sábio.
        Na cabala o cristal fumê está representado pelo Malkuth-o reino- a mais baixa sephira da arvore da vida, Ela recebe emanação das nove sephiras superiores, para ser a plenitude de sua manifestação. Esta pedra ilumina o mundo material. Trazendo a presença de vibrações superiores. Ela nos equilibra na matéria, que assim inspirada pode se comportar de forma positiva.
        O quartzo fumê equilibra o eixo psíquico com que lidamos com o mundo. Para as pessoas ditas “aéreas” cuja mente sonhadora e dispersiva perde-se no excesso de imaginação, que tem dificuldades em se relacionar com o mundo concreto, essa pedra tem o poder de trazê-lo ao chão, de torna-las lúcidas, de estimular os pensamentos de caráter mais objetivos e racionais.
        Sendo as pedras mais antigas os fumês conhecem profundamente o mundo. A experiência deu-lhes sabedoria. Este quartzo nos ensina, educa, avisa e guia com segurança.
















GORSE

     
        A essência da esperança, da luz, nos mantém vivos. Gorse traz a lucidez, sendo importante para os que esclerosam. Indicada para crianças que tem problemas de medo da escuridão. Este floral ajuda na limpeza das drogas, útil nas doenças autoimunes para que lutem pela vida.
Importantes para pacientes psiquiátricos ou depressivos, limpa e purifica, ajudam em tratamentos agressivos como quimioterapia, radioterapia e hemodiálise. O floral restaura a confiança de que existe uma luz no fim do túnel.
        O gorse negativo desequilibra a energia corporal, essas pessoas parecem com crianças no porão, de rostos amarelados, pálidas como cera, sombras escuras abaixo dos olhos, por não verem o sol durante dias. Elas estão longe de si mesmas, ainda podem se ver, mas não podem se ouvir.
        Gorse estabelece vinculo outra vez com o mundo, traz de volta a alegria, a luz. Aprende a suportar o que é inevitável, sem lamentar, tendo compreendido, muitas vezes que o processo de cura começa quando encaramos o problema de frente.



HOLLY

       
        A essência do amor, da aceitação da vida e de todos os processos por que passamos.
        Quando submetidos a contrariedades, quando sentimos ou recebemos raiva, inveja, injúrias, o corpo pode tentar fazer uma catarse do sentimento negativo como: febre, vômito, diarreia, sinusite, rinite e etc. Isso significa que aceitamos e entendemos esses sentimentos e que a limpeza foi feita.
        Porem quando o corpo não faz a catarse, há acumulo de sentimentos negativos, vivenciados e não resolvidos, que formam as couraças e criam as doenças. Pode também, no lugar de fazer a catarse no corpo, reagir com apatia, indiferença, revolta e ressentimento.
       Holly negativo tem o coração bloqueado, o que provoca aperto no peito, angustia, o sangue não flui livremente, dificultando o movimento, apresenta as mãos e pés em garra (não quer tocar o mundo), dentes travados, distúrbios de DATM ( disfunção da articulação temporomandibular),gengivites, amidalites, bloqueios de energia na coluna com deformidades estruturais.
        Holly descarrega no peito ou plexo solar podendo ocorrer vários sintomas no estomago e fígado (órgão da catarse, onde descarregamos a raiva, ódio e inveja, “ficamos amargos diante da vida, roxo de inveja”).
        A ira também pode ser manifestada na pele, fazendo faz vários tipos de erupções, dermatites, eczemas ou patologias autodestrutivas ou crônicas como vitiligo e/ou psoríase.
        Holly ajuda muito na dor (forma de demonstração que algo não foi aceito, sinal de tentativa de liberação), sempre que não aceitamos algo temos muita dor, principalmente se alterarmos a couraça muscular, interferimos nas nossas cristalizações mentais ou corporais, anda nos nódulos de tensão, este é o floral da proteção, que limpa o ódio, os pensamentos destrutivos, protege-nos do mal, por que nos reveste de amor.



09/09/2013

STAR OF BETHLEHEM

     

        Star of Bethlehem essência que consola e apazígua nossas dores.
        Esta é a essência para choques, vários distúrbios podem ocorrer na musculatura como as couraças e traumas de sentimentos mal resolvidos. Quando esta musculatura trava ou enrijece por guardar um fato traumático, o floral o atenua, traz a sensação de acolhimento e bem estar, naturalmente o corpo relaxa e alonga.
        Star of Bethlehem tem o poder de cicatrização e de proteção do corpo físico (dá consolo, é a estrela guia). Para doenças autoimunes, autodestrutivas, câncer e Aids, aos que são submetidos à quimioterapia ou radioterapia e para os casos de perdas afetivas. Este floral desperta reorienta para o caminho. A pessoa que está no estado negativo, permanece num sonho mental e espiritual, uma espécie de entorpecimento interior.
         Faz parte do Rescue Remedy  como ingrediente mais importante. Sintetiza as ações dos outros ingredientes, restaura rapidamente o mecanismo auto curativo do corpo.
        Star of Bethlehem é muito usado na prática diária, pela simples razão de que ninguém, hoje em dia, escapa dos acontecimentos traumáticos, seja um assalto,  um acidente de transito, a morte, perda de um emprego, dificuldades na hora do parto, etc. Este floral tem a capacidade de adaptar o sistema nervoso às mudanças de energia, recuperando seu equilíbrio.



06/09/2013

O CÃO É A CARA DO DONO.


        Florais de Bach e animais domésticos
 
        Problemas como agressividade, medo de barulhos ou de causas desconhecidas, comportamentos ansiosos ou compulsivos? Seu animal de estimação anda tirando seu sono com uivos e latidos à noite?
        Animais que foram resgatados em situações penosas muitas vezes apresentam problemas relacionados ao abandono, como agressividade excessiva, medos exagerados, dificuldade de integração com os novos companheiros, indisciplina resultantes dos maus-tratos.
        Além dos tratamentos veterinários necessários para a recuperação destes animais, os florais podem ajudar tanto na reação positiva ao tratamento médico quanto nos problemas emocionais gerados com os traumas sofridos.
        Os animais, muitas vezes, reagem ainda mais rapidamente às flores do que os humanos. O tratamento é de curtíssima duração, quase sempre de três a dez dias.
        Faz-se o diagnóstico do mesmo modo que no caso dos humanos, que consiste em descobrir o estado emocional do animal. Um cachorro do tipo Heather, por exemplo, gosta de ser o centro das atenções e está sempre latindo, um do tipo Chicory, constantemente nos calcanhares dos donos, exigindo atenção.
        Como mãe e filho, dono e cão precisarão também dos mesmos remédios florais, lembre-se o cão é reflexo do dono.

03/09/2013

SCLERANTHUS


“Ser ou não ser, eis a questão: será mais nobre
Em nosso espírito sofrer pedras e setas
Com que a Fortuna, enfurecida, nos alveja,
Ou insurgir-nos contra um mar de provocações
E em luta para-lhes fim? Morrer, dormir, não mais.
Dizer que rematamos com um sono a angústia
E as mil pelejas naturais-herança do homem:
Morrer para dormir… é uma consumação.
Que bem merece e desejamos com fervor.
Dormir… Talvez sonhar: eis onde surge o obstáculo:
Pois quando livre do tumulto da existência,
No repouso da morte o sonho que tenhamos
Devem fazer-nos hesitar: eis a suspeita
Que impõe tão longa vida aos nossos infortúnios”.  

Shakespeare, Hamlet.

---------------------------------

        Uma pessoa no estado negativo de scleranthus é como uma balança em constante movimento, oscilando de um extremo ao outro, do céu ao inferno.
        A falta de equilíbrio interior neste estado evidencia-se em transtornos físicos extremos: prisão de ventre e diarreia, febre e hipotermia, ânsia e inapetência. Por este motivo, o Scleranthus pode ser eficaz durante a gravidez.   Devido à sua natureza oscilante, o indivíduo pode sofrer extremas oscilações de ânimo e passar com facilidade do pranto ao riso; de uma alegria excessiva que leva a pessoa ao céu e afundar-se depois numa mortal tristeza.
        A falta de harmonia e equilíbrio interior pode derivar em frequentes crises nervosas e numa falta de concentração que faz com que ele, na conversação salte de um tema para outro. Gestos nervosos, movimentos supérfluos, perturbados e vacilantes. Excêntrico, seu humor é instável, suas opiniões e estado de espírito variam a cada momento devido à agitação interior. Ri e chora, sendo oscilante pode sofrer de arritmias ou outras alterações no ritmo cardíaco.
Mostra sua insegurança por desequilíbrio, como labirintites ou até osteoporose, ou ainda desvios do eixo corporal como escoliose e cifose.
        Scleranthus transforma a agitação interior em concentração e determinação, em equilíbrio e prumo.