29/10/2013

BEECH

        
        Trabalha a verdade que vem da essência, orientando o eu para que tenha clareza nas atitudes, primeiro consigo mesmo. Pela sabedoria, tolerância e discernimento, ajuda a educar o outro, orientando-o para o crescimento.
        Beech negativo é forte, poderoso, crítico, intolerante, onipotente, moralista, tem grande dificuldade de demonstrar afetividade (considera fraqueza) e usa mal seu poder criativo, precisando transformá-lo em sabedoria pela palavra, por atos e expressão.
        Pela postura rígida tem tendência a deformidades na coluna, artroses, artrites, alterações em nível sanguíneo (triglicerídeos, colesterol ou acido úrico), problemas de estômago, fígado, cálculos renais, e de vesícula biliar. Na mulher ocorrem miomas uterinos, hemorragias, alterações de menopausa, etc. No homem as manifestações são na próstata, podendo chegar a impotências pela onipotência. 











16/10/2013

ELEMENTO FOGO



       
        Hoje falaremos sobre o elemento fogo.                           Esse elemento é um dos ingredientes no feng shui e deve ser misturado de modo especial, o tempo e a proporção são essenciais nesta mistura.
        O fogo é dinâmico, as chamas saltam e consomem-se enchem a atmosfera de calor. Na casa, o fogão é obviamente um elemento fogo. Um refrigerador esfria pela manipulação do elemento água, portanto um fogão perto do refrigerador não é uma boa relação ou positiva, do mesmo modo que o fogão perto da pia também não torna positiva a relação entre esses elementos. Desta maneira a posição correta entre esses três objetos (refrigerador/fogão/pia) deve ser em forma de triângulo sendo que cada objeto fique na ponta do triângulo.
        Este elemento produz a terra na forma de cinzas. Além do mais a terra não pode ser consumida ou abrasada. Portanto colocar um elemento fogo perto e um elemento terra é positivo, como uma lareira, ou churrasqueira.
        Finalmente há momentos em que queremos aumentar ou diminuir as propriedades de um elemento. Num dia frio, ou de inverno, nos sentiremos mais aquecidos com cores quentes ou objetos de forma triangular. Ao estofar uma cadeira com tecido grosso (aveludado) de cor quente torna o ambiente mais aconchegante e quente.


O PURIFICADOR




       

     Os índios sul-americanos acreditavam que ela guardasse os deuses e as entidades da floresta. Esse cristal representa o próprio movimento do universo, leva com ela a vibração do universo em conjunto com a natureza. Ela respira com a natureza, se revitaliza durante o dia, e se retrai a noite levando consigo as impurezas que captou no seu campo energético.
        A Aventurina transmite intuição e sensibilidade, assim como o cristal rosa era o amor universal, ou o amor que doamos, o cristal verde é o amor que recebemos do todo e da humanidade. Ela nos ajuda a não ter medo e a envelhecer com sabedoria. Essa pedra recomenda-se para situações de desequilíbrio, insônia e agitação noturna. 



A PEDRA DO PERDÃO



        CRISTAL ROSA
        O cristal rosa é considerado o “eu” superior das pedras vermelhas. Enquanto a granada é a pedra da paixão o cristal rosa é o amor universal. Seu significado é mais profundo, ela é o arquétipo do amor absoluto, emana o amor do universo por nós e por todas as coisas.
        Essa pedra é o símbolo dedicado a Vênus deusa do amor, na Grécia antiga, ela simbolizava a aliança entre o céu e a terra. Como a mais suave das pedras, este cristal tem uma grande ação que propicia iniciativa ao ser humano, a de anulação do ego, elevando-nos pelo amor. Sua energia amorosa é incapaz de nos ferir. Como mãe nos conduz carinhosamente pelo caminho do desenvolvimento, até nossa plenitude.
        Essa pedra ensina-nos a amar todas as coisas indistintamente, fazendo-nos capazes da aceitação. Uma vez alcançado o amor torna-se universal, não há mais dor, tristeza. É considerada na Índia como a pedra do perdão, pois pelo intermédio do amor, nos dá a difícil capacidade de perdoar, sem deixar vestígios de magoa.


15/10/2013

ELM


        A essência Elm trabalha a responsabilidade em relação a nossa vida. Este floral revitaliza e equilibra os centros energéticos do corpo como os sistemas simpáticos e parassimpáticos e os chacras, dissolvendo os nódulos de bloqueio.
        As pessoas do tipo elm são detentoras de grande capacidade ligadas ao altruísmo. Isso a conduz a posições de responsabilidade, que elas normalmente têm força suficiente para enfrentar.
        Em estado negativo elm tem baixa imunidade, exaure-se física e mentalmente, mostra sentimento de inadequação, por que faz seu papel no coletivo e se esquece de se recarregar.    É líder precisa de luz e proteção que se esquece de pedir e delegar funções.
        Têm tendências a infecções por vírus e fungos, doenças autoimunes. Fases de depressão e ansiedade, dúvida transitória de suas capacidades. Elm dará à força, de reserva, nos momentos de fraqueza, proporcionando a volta para a realidade. Isso dará a visão clara, para ver os problemas nas proporções justas e ter consciência das próprias capacidades.







14/10/2013

CLEMATIS


    
        No estado negativo de clematis, a pessoa procura tomar a menor parte possível na vida real, recolhendo-se ao próprio mundo, rico de imaginação.
Esta pessoa tem o olhar vago, dores de cabeça, distraída, apresenta facilidade para o pensamento global e dificuldade para o analítico, problemas de aprendizagem, memória e concentração. As pessoas típicas clematis são sonhadoras, indiferentes, desfase com facilidade, memória fraca, apático, parece confuso.
        Clematis pode ser usado em longo prazo, mas também pode ser útil no caso de estados mentais ou físicos passageiros, em que a alegria, a tristeza ou circunstâncias físicas desviam a consciência da situação presente. Ele também ajuda no domínio das ideias, faz conexão com a realidade, trás sentido aos conceitos do mundo. 






03/10/2013

OS CINCO ELEMENTOS



        Feng shui
        O estudo do movimento da energia forma a base de um dos mais famosos sistemas analíticos da cultura chinesa. Os cinco elementos podem também ser compreendidos como as cinco energias, estes elementos ou energias movem-se em cinco direções: irradiação para fora, concentração para dentro, ascensão, descida, e rotação.
        No sistema das cinco energias diferentes cores, cheiros e gostos são vistos como manifestações de cada uma dessas energias. Assim são as estações, os alimentos, as direções e os números. Todas essas energias são descritas usando os nomes de cinco fenômenos naturais como o Fogo, Terra, Metal, Água e Madeira.
        As cinco energias formam ciclos energéticos que causam impacto neles próprio também chamado de ciclo de controle. O fogo controla o metal. A terra controla a água. O metal controla a madeira. A água controla o fogo. A madeira contra a terra. Este ciclo construtivo possibilita a relação construtiva entre os elementos.
        Se não podemos imitar a natureza, o ritmo da nossa vida deveria se pautar pela sabedoria, a harmonia a finalidade do ambiente deve ser sempre coerente à necessidade do proprietário.




RED CHESTNUT


        Relaciona-se com os potenciais ligados a solicitude e ao amor ao próximo. São pessoas de grande energia, acham fácil sintonizar com os outros, principalmente nas situações de emergência. Aparentemente altruístas nos cuidados, no entanto sempre pensam o pior da situação, são pessimistas por natureza.
        O tipo red chestnut sofre pelos entes queridos, cuida de forma obsessiva, sufoca esquece-se de si mesmo e não dá espaço pro outro. Esse estado negativo pode ser descrito como relacionamento simbiótico similar ao que existe entre mãe e bebê ao nascer. Em muitos casos esse vínculo tende a persistir por tempo demasiadamente longo, com o cordão mal cortado, ou sem cortá-lo. Romper esse vínculo é importante para estabelecer sua própria identidade.
        Por ser muito preocupado e ter medos, sofre de insônia. Pode ter outros sintomas como sinusite (congestão de pensamentos) dor, baço e pâncreas sobrecarregados pelo acúmulo de pensamentos. Como não resolvem seus problemas de interiorização refletindo sobre suas preocupações desenvolvem diabetes, ou desequilíbrios hepáticos, ou gastrites e ulceras.
        Red chestnut negativo gera desproteção para si e para os outros por que é disperso.         Tudo é para o exterior sem contato com o eu interior, atrai acidentes que se repetem. O floral ajuda a mostrar o que os conflitos de sentimentos em relação ao outro representa e entender seus limites.



02/10/2013

A PEDRA DA PROSPERIDADE

        CITRINO
        Ela faz parte das pedras cristal de quartzo, pertence ao terceiro chacra, pedra que vai do amarelo claro ao conhaque. No Brasil é conhecida também como topázio dourado ou topázio brasileiro. É associada à nobreza espiritual dos messias. É considerada a pedra filosofal dos alquimistas.
        Os geólogos descobriram que a ametista exposta a altas temperaturas no interior da terra transforma-se em citrino. Na cabala o citrino está na posição central elo entre o espiritual e matéria, representa o homem que alcançou o máximo de consciência espiritual.
        Como pedra sagrada ao plexo solar, o citrino emana vibrações que fortalecem vida longa e saudável. O citrino tem a capacidade de operar a potencialização da consciência desses raios em nosso plano mental. Ele é a aura do nosso sol interior. Também é atribuído a ela o poder de atrair riquezas tanto materiais quanto espirituais ou bons fluídos.
        Ela estimula a autoestima, o amor próprio e a autoconfiança. Esclarece os pensamentos, dá maior capacidade de expressão, faz aflorar a vivacidade, energiza o sistema nervoso, deixando-nos mais atento. Proporciona firmeza e confiança.


01/10/2013

CERATO

       
        É o floral para aqueles que podem se tornar grandes mestres, mas que num estado negativo pedem constantemente conselho aos outros, não acreditam na sua sabedoria interior, e querem fazer coisas que aparentemente são bobas. O Cerato finca suas raízes e cresce se projetando nas escarpas com flores brilhantes como estrelas azuis. Decide mas duvida de sua decisão, procura o conselho e aprovação dos outros. Essa essência nos ajuda a ouvir a voz da alma. Desenvolve o diálogo interior.
        Seus órgãos da sensibilidade geralmente são afetados, principalmente a audição (não escuta a voz da consciência), pode desenvolver vários tipos de alergias, otite.
        A criança tipo cerato pode ser carente introvertida, ter dificuldades de expressar carinho, de se comunicar, tem aparência imatura, é comum ter medo do escuro.
        Estas pessoas estão sempre seguindo modismos, como correntes de regimes alimentares, sem discutir, ainda que saibam que podem não lhes fazer bem.







AGRIMONY

        

        As pessoas que necessitam de agrimony apresentam muitas vezes despreocupação e bom humor, mas atrás desta alegria de viver escondem ansiedades, preocupações e até tormento interior real, pesadelos, insônia, bruxismo, por tudo que negou durante o dia que tentam esconder até delas mesmas.
        Se sentem dores ou mal estar irão provavelmente brincar com o assunto por não estarem dispostas a expressar seus sentimentos, fogem das situações. Estas pessoas podem recorrer a bebidas alcoólicas e excessos alimentares, não tem boa autoestima.
        Este é o floral da verdade interior, mostrando quem realmente somos sem máscaras sociais.
        Agrimony significa agradecer, ter gratidão. O floral ajuda na auto aceitação e contentamento interior, aceitando seu lado menos agradável. É a essência que nos coloca frente a frente com o que somos, é o floral do confronto entre o nosso estar e o nosso ser.