21/10/2014

RESCUE REMEDY


        Este floral é uma composição de cinco essências florais, Star of Bethlehem + Impatiens + Rock Rose + Clematis + Chery Plum.
         Dr. Bach combinou essas essências para resgatar ou prevenir e superar rapidamente o "trauma" que pode acontecer, seja ele qual for, um assalto, um susto, divorcio, morte, acidente, desmaio, etc. Rescue impede a desintegração do sistema energético, faz voltar ao normal. O processo curativo pode, então, começar imediatamente.
        É uma essência completa que trabalha todos os nossos planos e a harmonia dos nossos sistemas para que possamos ter uma reação equilibrada, controlada e direcionada, após quaisquer momentos de sofrimentos agudos nos níveis físico, mental ou emocional (choque , dor ou qualquer fato que nos tire do próprio eixo). Trabalha os quatro elementos e auxilia as demais essências, potencializando ou atenuando seus efeitos, conforme a necessidade.

        Rescue porém não deve tornar-se uma forma rotineira de medicação. É indicado como atenuante de primeiros socorros, em maiores ou menores emergências emocionais, mas evidentemente, não serve de compensação a um estilo de vida que ameace destruir a personalidade através da falta de bom senso.

WILLOW

        Essência que ajuda a vencer o negativismo, o desespero diante das provações difíceis da vida, trazendo fé, alegria e bem-estar.

      Libera todos os sentimentos que nos amarram pela tristeza e nos impedem de admitir e receber o destino. Solta os movimentos do corpo, dando a flexibilidade a graça.
        Willow negativo é uma pessoa pesada, invejosa, negativa (atrai o negativo, azarada) que tira o a energia do ambiente, de outras pessoas, de animais e de plantas. Sempre triste, reclama de tudo, sente-se injustiçada pela vida (escolhe amor impossível para aumentar o seu sofrimento) tem cansaço por sua falta de vida ou energia e o sono afetado por pesadelos ou insônia (não relaxa, briga durante o sono.)
        Pode ter patologias dos pulmões (sofremos nossas tristezas consumindo o sopro da vital) as articulações, envenenadas por tristezas e mágoas, provocam inflamações pelo endurecimento dos líquidos sinoviais, a coluna geralmente está comprometida por desvios ou deformações e pode também desenvolver cálculos renais, cistites (por mágoa de amor rejeitado).
         A pessoa Willow descarrega a preocupação no estomago e a raiva contida é despejada no fígado, vesícula biliar, boca (aftas) ou manifestada pela azia. Pela negatividade pode sofrer de câncer ou doenças autoimunes.
        O grupo dos florais "falta de interesse no presente" resgata no Willow o entendimento do motivo de seu sofrimento, o que o leva a abrir a mente e encontrar uma saída melhor.

20/10/2014

WILD OAT


        Essência estrutural, dá suporte para criar raízes em nosso espaço de criação.
        Trabalha o propósito, a firmeza, a direção e a regeneração. Dr. Bach observou que Wild Oat era um indicador de direção que qualquer um poderia precisar para fortalecer o novo e ter raízes.  Essência que gera a energia do novo, dando-lhe alicerce. Indicada em fases novas da vida, de definição vocacional, nas mudanças, quando inicia novo trabalho ou casamento.
        Tem grande ação cicatrizante e regeneradora da pele e mucosas. Wild Oat negativo pode ser frágil de corpo ou personalidade,  ter manchas na pele, sentir tonturas e pode apresentar desvios no eixo da coluna. Indicada para osteoporose (com medo de desestruturar), ao grupo dos inseguros (ficam dependurados sobre a terra, no ar, sem raízes) ou em fases em que a pessoa está afastada de seu caminho, sem coragem para seguir em frente.
        Importante nas convalescença de drogados, após depressão e períodos de enfermidades agudas ou crônicas debilitantes, para adquirir força para recomeçar a viver. Essa essência ajuda descarregar o excesso de energia para a terra.

WHITE CHESTNUT


        Essência que traz a calma de pensamentos e clareza para entender as situações da vida. Abre a mente para que receba toda a luz de entendimento.
        White Chestnut negativo somatiza na cabeça, que s mostra congestionada por pensamentos.     Sofre de insônia, apresenta muita tensão na boca (bruxismo), morde os demais, masca  com compulsividade o chicletes, morde os lábios, tem desgaste nos dentes, sensibilidade nas gengivas, distúrbios nas articulações temporomandibular (ATM), tem musculatura tensa na região cervical, inclusive co nódulos de tensão. A rigidez mental leva a rigidez nas articulações (artrites e artroses).
        O estômago geralmente é afetado (o que a mente não entende o estômago não digere) com dores e inflamações.
        Pela medicina Taoista, o meridiano baço-pâncreas tem a energia que governa a reflexão, a concentração e a distribuição dos pensamentos. Se pensamos excessivamente, diminuímos a vontade de viver, então aparecem os medos, diminuímos a alegria e o movimento espontâneo  da vida.


08/10/2014

WILD ROSE



        Esta essência integra o corpo com a alma.
        Wild Rose negativo vive na superfície, é apático, sem vitalidade e prazer. O olhar não tem luz (área do sentimento) e o sangue parece não ter força para circular, por que o timo está em baixa (centro de resposta vital). Essa apatia pode aparecer após doenças acidentes e traumas. O cansaço é aparente mas não reclama.
        Os órgãos dos sentidos podem ir se atrofiando, comer demais (buscando prazer na comida) ou não comer. Afasta seu corpo do contato real com o mundo (hipossensibilidade até a dor) e pode ter medo do escuro (não tem luz).
        A mulher Wild Rose negativo pode apresentar alterações no ciclo menstrual, corrimentos, in fertilidade e falta de libido. Por causa da falta de vitalidade, podem ocorrer hemorragias ou amenorreia, miomas, etc. Na mulher esta essência ajuda a desabrochar (mostrando sua beleza interna e externa) quando se sente apagada, sem libido ou em fases de mudanças hormonais (precisa resgatar a luz do feminino, para mar seu próprio corpo, independentemente de ter um companheiro), em menstruações tardias, não desabrocha, pra quem nega a feminilidade.
Para o homem, o floral é útil quando sua anima perde a luz e ele torna-se apático, sem vida (modelo de anima trabalhando só externamente-ajuda a resgatar a anima internamente), aos que se tornam fúteis, usam o feminino sem se envolver com ninguém, para adolescentes apáticos, sem animo para namorar, o que pode parecer falta de sexualidade, mas é apatia.
        Wild Rose é o princípio feminino, mas em desequilíbrio com o masculino podem aparecer excesso de calor no corpo. ritmo acelerado de metabolismo, fogachos na menopausa e a pele do adolescente mostrar-se quente, como acnes.

WATER VIOLET

        O Dr. Bach ligou essa essência à experiência da
"dor no mundo pela lei do silêncio, que o  eu vai precisar aprender para se purificar por meio da sua dor e se transformar em lei do serviço".
        Floral que dá compreensão, tolerância, humildade, firmeza de propósito para compartilhar sua vida com o todo, em um ato de doação e participação.Water Violet negativo é triste, solitário, altivo, orgulhso e carente ( o sentimento bloqueado lhe dificulta mostrar que precisa de afeto) o pensamento é muito desenvolvido na área do conhecimento, necesssitando adquirir a sabedoria de doação do seu conhecimento.
        Por se fechar ao mundo tem baixxa resistência e sua rigidez nas atitudes da vida somatiza no seu corpo na forma de artroses, artrites, ou outras doenças reumáticas. As mãos (meios de doação ao mundo e de contao com o outro), são muito afetadas, podendo apresentar dermatites, alergias e artroses ou artrites.
        O resgate da alegria interna e da leveza do corpo, abre os canais de contato com o eu superior.

ROCK ROSE


        Trabalha o amor da entrega pela vida. A essência do heroísmo, quando nos entregamos ao trabalho da vida. Aceitar e enfrentar plenamente todas as situações pelas quais temos de passar. Proporciona harmonia, centramento, precisão e doação.
        Rock Rose negativo tem medo da entrega ao outro e ao mundo (esse medo é descarregado nos intestinos). É essência muito importante nas cirurgias gástricas ou intestinais. Util também nas paradas intestinais pós-parto. nos conflitos afetivos que descarregam no intestino, servindo tanto para quando o intestino está parado, como quando está acelerado (diarreias que não cessam). Essência que deve ser usada sempre nos casos graves (luta contra a morte, como em acidente, hemorragias, cirurgias) e sempre que o sangue é mobilizado (sangue=vida), perda do sangue=morte. Portanto adequada nas anemias agudas ou genéticas, nas crises de pânico (sensação de morte) na enurese noturna ( medo da entrega).

02/10/2014

PINE


        Esta essência é utilizada para trabalhar a culpa, aquele que se fecha (como sementes que
precisam ser abertas) como nódulos, gânglios, nós de tensão, todas patologias de retração (pela forma de pensamento em semente) as pessoas tem a tendência de formar estas sementes pelo corpo.
        Pine negativo tem a aparência triste, pensativa, insatisfeita com o que faz (sempre pode ser melhor) curvado para frente (peito fechado e retraído) consequentemente forçando a coluna (deformações).
        Os pulmões são os órgãos mais afetados por causa da tristeza, que muitas vezes se manifesta na pele. Pelo seu fechamento e tendência a tornar crônica a tristeza, pode fazer artrites ou artroses. A culpa está relacionada à raiva de si mesmo (raiva contida) por fazer algo de que não gostou. Pune a si mesmo, não se permite ser feliz. O amor está bloqueado.
         A tendência Pine é ter problema com a existência, indo a raiva contida manifesta-se nos pulmões.Pine trabalha o amor por si mesmo.

08/07/2014

CENTRO DO BAGUÁ


        O cento do Baguá não tem trigrama específico, ele é o centro. Esta área está relacionada com a saúde física, mental e espiritual. Onde o céu conecta com a terra. Também se relaciona com a paz e o equilíbrio, por isso remete ao símbolo do yin e yang. As forças opostas em equilíbrio, o claro e o escuro por exemplo.
        Essa é a área é importante saber que as doenças, antes de se manifestarem no corpo físico, ocorrem em outros níveis. Acúmulos de raiva, ódio, brigas e rancores geram a terra fértil onde são cultivadas e germinam as doenças.
        Verifique de que modo você repete atitudes e manifestações desequilibradas. Quando você se dispõe a realizar uma mudança e reconhece que pode ser mudado, o caminho fica aberto para o equilíbrio e a saúde.
        Quem cultiva seu Chi (energia da vida) e a espiritualidade fortalece sua fé e seu poder interior. Nada é mais forte para curar qualquer problema ou doença do que seu próprio poder interior. Você tem então, a possibilidade de transformar sua vida.Objetos feitos em cerâmica e argila, cor amarela, tons terra. Formas quadradas e retangulares.
Essa área é regida pelo elemento Terra, banheiros e lareiras nesta área, causam instabilidade na saúde. 



16/06/2014

TURQUESA


        A turquesa é conhecida desde a antiguidade é utilizada como amuleto e pedra de ornamento. A palavra turquesa significa “pedra turca” e este povo a chamava de “Faurus” que significa “pedra da sorte”. Esse povo introduziu a pedra na Europa.
        A turquesa era muito valorizada pelos povos orientais e Astecas, mas só mais tarde começou a ser considerada como amuleto. É possível que isto tenha ocorrido devido a influencia da Igreja Católica. Nos países orientais acreditava-se que a turquesa protegia o seu possuidor de influencias negativas e pensava-se que mudava de cor, de acordo coma saúde dele. Outra crença semelhante é que a pedra avisava a aproximação do perigo. Esta crença poderá estar ligada ao fato de que a cor de alguns tipos de turquesas, muda mediante diversos fatores, com o calor, luz e transpiração.
       É considerada uma poderosa pedra curativa, auxilias nos tratamentos de olhos e de todos os órgãos da região do tórax, além do pescoço, usada na gemoterapia. Absorve energias negativas. Equilibra as emoções e proporciona clareza na expressão dos pensamentos. Relaciona-se à proteção, ao amor, ao companheirismo, traz alegria e descontração. Atrai beleza, serenidade de quem a possui. Equilibra energias yin/yang. Excelente harmonizador espiritual. Pertence ao 5° chakra e faz a transição entre os chakras físicos e mentais.




03/06/2014

PROSPERIDADE


        Trigrama Sun. O atributo desse trigrama é a suavidade. Símbolo Vento. São os ventos das novas possibilidades. Na natureza o vento leva as nuvens, deixando o céu claro e sereno.
        O vento traz a gentileza e pede paciência, perseverança, reflexão e ação as tônicas desse trigrama. Não há dinheiro no mundo capaz de comprar essa sensação de paz e realização.     Essa paz está diretamente ligada à consideração pelos outros e envolve um alto grau de sensibilidade e sentimento.
        Muitas vezes a prosperidade material nos conduz a uma fonte de ansiedade. Aqui vemos outro tipo de prosperidade, falamos daquela que desenvolve nossa sensação de paz interior. Fique atento a suas atitudes e emoções. Fique alerta, pois as energias vão e retornam na mesma sintonia e intensidade. É o chamado efeito bumerangue. Programe-se para agir para o bem dos seus semelhantes.

        A cor é purpura, os objetos usados nesse guá são aqueles que se movem com o vento: cata-vento, sino dos ventos, mobiles. Água em movimento como cascatas, cachoeiras, fontes e aquário. A água simboliza fluxo da prosperidade. Objetos de arte e coleções de moedas, dinheiro antigo, selos.


FAMÍLIA


       Trigrama Chen, significa abalo, impacto ou tremer. Símbolo deste guá é o trovão, avisa que a primavera está chegando. Essa energia de movimento ascendente irrompe das profundezas da terra. No início gera medo. Em seguida traz alegria. Surge a luz e as sementes começam a germinar.
        Esse é o guá relacionado à família. São os nossos antepassados: pais, avós e bisavós.       Quando cultivamos relações de amor e de respeito com nossos pais e avós, construímos a base solida da nossa estrutura, promovendo crescimento e felicidade em nossa vida. No oriente, os mais velhos são reverenciados por toda vida, pela sabedoria e experiência adquirida. Esse é o guá do passado e das raízes da nossa existência.

        Essa é a área do elemento madeira, portanto árvores, plantas e flores, o representam. Forma o cilindro, cor verde, objetos de madeira. 


RELACIONAMENTO


        Trigrama Kun, representa o poder primordial obscuro. É o mais yin de todos os trigramas e por ser o mais feminino, está relacionado com a mãe e seu atributo é a devoção. Sua imagem é a terra, a que acolhe. É o princípio passivo e também a submissão. Resume todas as qualidades do feminino: flexibilidade, recolhimento, e humildade.
         O trigrama Kun ensina que devemos ser receptivos e maleáveis, pois o trigrama yin é o mais gentil. Porém quando em ação é o mais firme e forte. Por ser mais calmo e tranquilo, é capaz de alcançar o seu objetivo.
         A devoção desenvolve uma atitude de responsabilidade pelos outros, independente de serem familiares, amigos ou conhecidos, o que ajuda a criar um mundo mais bondoso e compassivo.
         Esse é o lugar da casa relacionada ao casamento e às trocas amorosas entre duas pessoas. Em uma empresa está associado ao relacionamento dos sócios e também ao contato com os fornecedores e parceiros de trabalho. 

         Cor: rosa, objetos relacionados ao romance e ao amor, aos pares, fotos do casal ou dos sócios, quadros que representam a parceria como mãos dadas, pés unidos, alianças, etc.




19/05/2014

1° chakra


Muladhara chacra
(Chacra Raiz)
Nome em sânscrito: MULADHARA ("Base e fundamento"; "Suporte")
Mantra: Lam.
Pétalas: 4.
Localização: Base da Espinha.
Cor: Vermelho.
Elemento: Terra.
Funções: Traz vitalidade para o corpo físico.
Qualidades Positivas: Coragem, Estabilidade. Individualidade, Paciência, Saúde, Sucesso e Segurança.
Qualidades Negativas: Insegurança, Raiva, Tensão e Violência.
O primeiro chacra (conhecido como Chacra Base ou Raiz), situado na base da espinha dorsal, é responsável pela energização geral do organismo, e por ele penetram as energias cósmicas mais sutis, que a seguir são distribuídas pelo corpo. Quando esse chacra é estimulado, propicia uma boa captação energética.


7º chakra

Sahasrara padma
(Chacra Coroa)
Nome em sânscrito: SAHASRARA ("O Lótus das mil pétalas")
Mantra: Aum.
Pétalas: 1000.
Localização: No topo da cabeça, bem no centro.
Cor: Violeta e Branco.
Elemento: Todos os elementos.
Funções: Revitaliza o cérebro.
Qualidades Positivas: Percepção além do tempo e do espaço. Abre a consciência para o infinito.
Qualidades Negativas: Alienação, Confusão, Depressão e Falta de Inspiração.
O sétimo é o mais importante dos chakras, situa-se no alto da cabeça e relaciona-se com o padrão energético global da pessoa. Conhecido como chakra da coroa, é representado na tradição indiana por uma flor-de-lótus de mil pétalas na cor violeta. Através dele recebemos a luz divina. A tradição de coroar os reis fundamenta-se no princípio da estimulação deste chakra, de modo a dinamizar a capacidade espiritual e a consciência superior do ser humano.


6º chakra

Ajña chacra
(Chacra Frontal)
Nome em sânscrito: AJÑA ("O Centro de comando")
Mantra: Om.
Pétalas: 2.
Localização: Na glabela (espaço entre as sobrancelhas).
Cor: Azul indico.
Elemento: Nenhum (chakras espirituais não tem elemento).
Funções: Revitaliza sistema nervoso e a visão.
Qualidades Positivas: Concentração, Devoção, Intuição, Imaginação, Realização da alma e Sabedoria.
Qualidades Negativas: Dores de cabeça, Medo, Problema nos olhos, Pesadelos e Tensão
O sexto chacra situa-se no ponto entre as sobrancelhas. Conhecido como "terceiro olho" na tradição hinduísta, está ligado à capacidade intuitiva e à percepção sutil. Quando bem desenvolvido, pode indicar um sensitivo de alto grau. Enfraquecido aponta para um certo primitivismo psico-mental ou, no aspecto físico, para tumoração craniana.


5º chakra

Visuddha chacra
(Chacra Laríngeo)
Nome em sânscrito: VISUDDHA ("O purificador")
Mantra: Ham.
Pétalas: 16.
Localização: Na garganta.
Cor: Azul claro.
Elemento: Éter.
Funções: Som, vibração, comunicação.
Qualidades Positivas: Comunicação, Criatividade, Conhecimento, Honestidade, Integração, Lealdade e Paz.
Qualidades Negativas: Depressão, Ignorância e Problemas na comunicação.
O quinto chacra fica na frente da garganta e está ligado à tireóide. Relaciona-se com a capacidade de percepção mais sutil, com o entendimento e com a voz. Quando desenvolvido, de forma geral, indica força de caráter, grande capacidade mental e discernimento. Em caso contrário, pode indicar doenças tireoidianas e fraquezas de diversas funções físicas, psíquicas ou mentais.


4º chakra

Anahata chacra
(Chacra cardíaco)
Nome em sânscrito: ANAHATA ("Invicto"; "Inviolado")
Mantra: Yam.
Pétalas: 12.
Localização: Coração.
Cor: Verde (cura e energia vital); Rosa (Amor).
Elemento: Ar.
Funções: Energiza o sangue e o corpo físico.
Qualidades Positivas: Amor incondicional, Compaixão, Equilíbrio, Harmonia e Paz.
Qualidades Negativas: Desequilíbrio, Instabilidade emocional, Problemas de coração e circulação.
O quarto chacra situa-se na direção do coração. Relaciona-se principalmente com o timo e o coração. Sua energia corresponde ao amor e à devoção, como formas sutis e elevadas de emoção. Quando ativado desenvolve todo o potencial para o amor altruísta. Os sentimentos humanos egoístas desaparecem e nasce em si uma canalização para tudo que recebe e sente, iniciando o caminho para a consciência. Quando enfraquecido indica a necessidade de se libertar do egoísmo e de cultivar maior dedicação ao próximo. No aspecto físico, também pode indicar doenças cardíacas.


3º chakra


Manipura chacra
(Chacra do Plexo Solar)
Nome em sânscrito: MANIPURA ("Cidade das Jóias")
Mantra: Ram.
Pétalas: 10.
Localização: Zona da barriga.
Cor: Amarelo.
Elemento: Fogo.
Funções: Digestão, emoções e metabolismo.
Cristais: Âmbar, Olho de Tigre e Ouro.
Qualidades Positivas:
Auto controle, Autoridade, Energia, Humor, Imortalidade, Poder pessoal e Transformação.
Qualidades Negativas: Medo, Ódio, Problemas digestivos e Raiva.
O terceiro chacra (conhecido como Chakra do Plexo Solar) localiza-se na região do umbigo ou do plexo solar, e está relacionado com as emoções. Quando muito energizado, indica que a pessoa é voltada para as emoções e prazeres imediatos. Quando fraco sugere carência energética, baixo magnetismo, suscetibilidade emocional e a possibilidade de doenças crônicas



2º chakra

Swadhisthana chacra
(Chacra órgão genital e base da barriga)
Nome em sânscrito: SWADHISTANA ("Morada do Prazer")
Pétalas: 6.
Mantra: Vam.
Localização: Abaixo do umbigo.
Cor: Laranja.
Elemento: Água.
Funções: Força e vitalidade física.
Qualidades Positivas: Assimilação de novas ideias, Dar e Receber, Desejo, Emoções, Mudanças, Prazer, Saúde e Tolerância.
Qualidades Negativas: Confusão, Ciúme, Impotência, Problemas da bexiga e Problemas Sexuais.
O segundo chacra (conhecido como Chacra esplênico, sacro ou do baço), relaciona-se com o poder criador da energia sexual. Quando esse chacra está enfraquecido indica distúrbios da sexualidade ou disfunções endócrinas. Quando excessivamente energizado, indica excesso de hormônios e sexualidade exacerbada.


CHAKRA


        A palavra chakra vem do sânscrito e significa “roda”/”disco”/”centro”/”plexo”. Nesta forma eles são percebidos como vórtices (redemoinhos) de energia vital, esferas girando em alta velocidade, vibrando em pontos vitais do nosso corpo.
        Os Vedas (5.000 AC) contêm os mais antigos registros sobre chakras de que tem notícia. Quando foram escritos o Yoga já sistematizava o conhecimento e o trabalho energético dos chakras. São sete os chakras dispostos desde a base da coluna vertebral até o alto da cabeça e cada um corresponde a uma das sete principais glândulas do corpo humano. Cada um desses chakras está em estreita correspondência com certas funções físicas, mentais ou espirituais.           Num corpo saudável, todos os vórtices giram numa grande velocidade, permitindo que o “prana” (energia) flua para cima por intermédio do sistema endócrino. Mas se um desses centros começa a diminuir a velocidade de rotação, o fluxo de energia fica inibido ou bloqueado e disso resulta a doença.
        O corpo físico tem ligação sutil com o mundo astral. É através do desequilíbrio desta energia vital que as pessoas adoecem e acabam obstruindo a ligação com o divino. Esta é a causa das doenças e as crises emocionais. É muito comum ver pessoas que acabam somatizando e transformando energias negativas como depressão, raiva, solidão em doenças físicas como cânceres e outras mais graves. No corpo físico tem pontos que quando ativados fazem fluir a energia vital nos trazendo alegria principalmente saúde.


03/05/2014

VINE




        A flor da videira trabalha a transformação. Ensina a agir no coletivo pela sabedoria e liderança, respeitando a individualidade, acreditando no nosso eu interior e no poder transformador do qual temos dentro de nós.
        Vine negativo pode ser ganancioso, tirano e ambicioso, pode também ser fanático. Ele é frio com o olhar apagado (sem vida) ou fulminante (como um tirano) ou ainda como um viciado (que não fixa o olhar foge da própria consciência).  Age como se a outra pessoa agisse por ele, não têm consciência do que é correto e não sente culpa. Os sentidos podem estar diminuídos graças à frieza de seus sentimentos. Desenvolve alegrias de pulmão (por sufocar sua personalidade) ou na pele (que o faz sofrer pela aparência). O desequilíbrio no plexo solar leva-o a ter problemas desde a boca até os intestinos.
        A área do baço e pâncreas mostra-se alterada e algumas pessoas desenvolvem diabetes por causa da ausência de luz interior e pelo desequilíbrio do plexo solar. Os pés, símbolo da alma, podem estar sujeitos a eczemas e torções, sinalizando atenção para fazer a conexão com a alma. A sexualidade em desequilíbrio leva a insatisfação e a usar o outro sem respeito.         
        Foge para vícios álcool, drogas, tabagismo, ou alimentando-se de modo destrutivo (obesidade e anorexia) por negar e matar seu corpo, não se permite sentir. É comum ter alterações no colesterol, triglicerídeos, glicemia em decorrência da rigidez.





VERVAIN




        Essência que orienta o poder criativo para realização do ideal. Pela força do amor, organiza nosso espaço interior e sua manifestação no exterior, pelo contato com o mundo.
Equilibra os sistemas parassimpático e simpático, para que não ocorra excesso de respostas, mas traga a real tranquilidade.
        Existem dois tipos de vervain. Um caracteriza-se por ser apático, medroso, contido pelo descontentamento e pela decepção de vida, indo para o lado depressivo. O outro é irritável, explosivo, apaixonado, queimando todo seu potencial por ser mal direcionado pela euforia.    Às vezes oscilam períodos entre uma fase e outra. Porém os dois tipos de vervain são pessoas estressadas, insatisfeitas e que fazem varias atividades ao mesmo tempo.
        Vervain negativo tem a face marcada pelo estresse, pode desenvolver tiques por descarga nervosa, bruxismo, roer as unhas ou outros maneirismos com a boca.
As ideias são rígidas e fixas, não sabe direcionar seu potencial. É apaixonado, vibrando com tudo que faz, mas se for apenas euforia, decepciona-se e abandona tudo.
        Forma couraças musculares pelo corpo (por princípios rígidos e fixos) joga a energia apenas par o exterior a cada prova. Por sentir-se obrigado a superar limites pode ter dores violentas que descarregam no plexo solar, acarretando cólicas intestinais e cãibras. Os rins (órgãos que descarregamos as expectativas de vida) estão sujeitos a infecções ou cálculos por jogar muita expectativa dos outros me cima de si mesmo. Em decorrência do estresse pode fazer febres (por ultrapassar os limites corporais) e o coração tornar-se vulnerável a várias patologias.





SWEET CHESTNUT




        Esta essência trabalha a serenidade e confiança.       Sweet chestnut é lutador, demonstra o sofrimento no corpo, tem os pensamentos confusos, é muito preocupado e de tanto pensar pode ter dores de cabeça terríveis (por exaustão, não tem forças para jogar as situações, toxinas e pensamentos para fora).
        Demonstra o sofrimento no corpo e tem vitalidade muito baixa, em razão da falta de resposta do simpático, parassimpático e do timo (defesa do corpo). Portanto seu animo pode demonstrar falsa apatia, porém é muito mais profundo com muito cansaço e tristeza.
        É o contrário das essências do medo, em que as respostas do simpático e parassimpático estão altas.
        O pulmão é afetado (descarrega a tristeza) podendo apresentar vários tipos de patologia. O intestino grosso geralmente está em baixa, com constipação pela falta de vitalidade (pulmão em baixa afeta o intestino grosso) e a bexiga também, falta força para eliminação e pode ter tendências a infecções urinárias de repetição.
        Pode ocorrer insônia por pensar demais, ou ter sono profundo pela exaustão.
       
Em fases terminais, quando a resposta vital é nula, sem decidir para qual lado vai, o Sweet chestnut dá força de ressurreição para voltar à vida ou passar para a outra, trazendo paz após tanto sofrimento.