31/03/2014

AMIGOS E VIAGENS


         Trigrama T’ien. Esta área representa o céu e o impulso criativo. É forte, firme, de ação poderosa e masculina. É também o lugar relacionado ao pai.
Este é o lugar dos amigos, dos seres divinos, das pessoas que ajudam em sua passagem na Terra. São os amigos que conhecemos e também aquelas que passam na nossa vida e nos ajudam de alguma forma, mesmo que breve.
        Sua luminosidade afeta a tudo e a todos. O ideograma T’ien é a imagem do sol que irradia a luz e chi para nutrir o mundo todo. Para os chineses este ideograma está relacionado a “Deus” e nos direciona ações e pensamentos para o bem.
         Esta área pode estimular novas ideias e pensamentos ajudando nossa mente à criação. A forma como você movimenta essas forças afetam sua energia pessoal e de sua família, de sua comunidade, de seu país, do planeta. Tudo está interligado, nossa força motriz com a criatividade.
        O elemento para esta área é o metal, a cor é cinza, fotos de amigos, viagens (que fez ou vai fazer).


 

26/03/2014

SABEDORIA E AUTO CONHECIMENTO




        Trigrama Ken, montanha, simboliza a manutenção da tranquilidade, calma. É importante sabe o lugar e o momento exato de parar, antes que alguma ação possa sair de controle.
        Essa é, com certeza, uma das áreas, mas importantes do baguá. Sabedoria é um privilégio que todos podemos ter. Os mestres desenvolvem o autoconhecimento para então serem premiados com a sabedoria. A sabedoria é uma combinação de criatividade, usando os conceitos teóricos, e pratica (experiência) que assimilamos durante a vida.
        Quando a pessoa desenvolve o autoconhecimento, ela passa a acreditarem si e desenvolve a fé. Essa é um requisito importante para quem pretende ter sucesso em qualquer área da vida. A sabedoria abre as portas para a auto realização do indivíduo. Seja qual for seu propósito de vida, esse é o lugar de seu espaço que pode dar o impulso para a realização de seus atos.
        Portanto acalme sua mente, comece a meditar. Os chineses atribuem subir as montanhas, como um simbolismo, escalar o interior da alma, retornando de lá com a semente da sabedoria. Não devemos confundir espiritualidade com religião, a espiritualidade está em encontrar a paz interior.
        Este guá é ideal para bibliotecas, sala de estudos e meditação. A cor é azul, objetos para a área são livros e altares, imagens da sua crença. Pode usar imagens de montanhas ou que inspirem relaxamento, em quadros ou fotos, e símbolos da sua religião.




CRIATIVIDADE E FILHOS




        O Trigrama Tui tem vários sentidos. Originalmente significava falando com alegria, mas também dar e receber. O Tui está diretamente ligado a seu oposto no baguá, o trigrama Chen que se refere a agir com humildade. Quando somos alegres, gentis temos força interior e recebemos aquilo que damos na mesma medida. No entanto esse sentimento deve ser verdadeiro, para expressar a suavidade e gentileza.
        O lugar da criatividade no baguá é o lugar do futuro, onde geramos e criamos. Podemos gerar filhos ou ideias. Essa é a área dos filhos no baguá. É o lugar para criar e pensar. O pensamento gera uma vibração que busca no universo energia semelhante àquela que se almeja. Portanto os pensamentos se materializam.
        Esta é a área dos filhos e de tudo que você cria e gera. É o setor da fertilidade, de novas ideias e projetos. Elemento metal (todos como ferro, ouro, prata, latão). Formas ovais e redondas, cor branca ou pasteis, objetos ligados à criatividade e crianças.







23/03/2014

CARREIRA E MISSÃO




        Trigrama K’an. Este é o guá da carreira, representa água profunda, à expressão do “eu”. Nossa missão pode estar associada a nossa profissão. O ideal é ajudar a sociedade, e ainda por cima ganhar dinheiro para viver com tranquilidade. Este setor está relacionado também com a vontade, à disposição para enfrentar tudo. Quanto mais você vibra na sintonia da confiança menos medo você tem.
        No Feng Shui este guá fica sempre na porta de entrada mais usada do terreno ou construção. Podemos ativar essa área com fontes, cachoeiras, cascatas, espelho d’água (com peixes ou não) O elemento deste guá é a agua e quando ela está em movimento simboliza que a energia está fluindo.
        Não coloque móveis ou armários na frente das portas, criando bloqueios nas entradas. Esse tipo de disposição gera barreiras e obstáculos para sua vida.
        Nós ocidentais costumamos relacionar o elemento água a cor azul clara. Porém os chineses relacionam essa área com a profundeza do oceano, a cor então é preto ou azul petróleo, o que está obscuro.
        Para o hall de entrada e/ou sala de estar onde fica este guá existem vários objetos que podemos usar na decoração para ativar o chi, quadros, por exemplo, com pinturas de rios, cachoeiras e cascatas que deem a impressão de entrar no cômodo. Usar a forma ondulada num objeto, que também representa a agua. E por ultimo a cor, em móveis e acessórios para decoração.














BAGUÁ



        Esta figura de oito lados –um octógono- que aplicada sobre a planta baixa de um terreno ou construção, define as áreas relacionadas com todas as facetas da vida do indivíduo. A palavra significa ba- oito gua- lados.
        O número oito está relacionado à estrutura do espaço. Os chineses têm um conceito de equilíbrio espacial. Para que tenhamos esse equilíbrio não deve haver faltas. Dessa forma, um terreno ou construção com alguma área faltante imprimirá a mesma falta de energia no espaço, consequentemente nas pessoas que moram ou trabalham no local.
        Para esta explicação estamos usando o Baguá do Budismo Tântrico Tibetano ou escola do Chapéu Negro. Usa trigramas na ordem inversa, isto é, têm movimento de fora para dentro. Essa apresentação sugere que estamos posicionados no centro do Baguá, recebendo o Chi (energia) dos trigramas que fluem a nossa volta.