31/01/2014

IKEBANA


Existem centenas de diferentes métodos para arranjos
de Ikebana. O estilo que ensinamos aqui é o estilo Shoka, que consiste em três ramos principais: o céu, o homem e a terra. Shoka é um arranjo assimétrico que representa a perpétua mudança e renovação. O triângulo dos três ramos principais simboliza a relação entre os três componentes.
Material: um vaso/ um kenzan (anel de metal que prende as flores) / agua/ flores/ ramos e caules (de flores ou folhagens) / tesoura.
Você vai compor o seu arranjo com três ramos ou caules principais. O ramo primário representa o homem, o ramo secundário, um pouco menor, representa o céu, e o ramo ornamental, o único ramo com flores coloridas, representa a terra.
Ao escolher os seus materiais tenha em mente que deve ser bastante simples. Procure ramos e galhos longos. O primeiro ramo é o maior geralmente o dobro e mais metade do tamanho do recipiente. O ramo secundário deve ter cerca da metade do tamanho do primeiro. Estes dois podem ter botões, mas não flores grandes florescendo. O terceiro chamado ornamental deve ser o único com flores.
Corte as extremidades inferiores dos ramos primários e secundários em ângulo mantendo-os sob a agua. Isso permite que o tronco absorva a agua em vez de ar, mantendo-o fresco por mais tempo.
Passo 1 – coloque o vaso de ikebana na sua mesa de trabalho.
Passo 2 – coloque o kenzan dentro do vaso.
Passo 3 – prenda o ramo primário a sudoeste do kenzan, ele representa o homem.
Passo 5- prenda o ramo menor secundário, chamado hikae, no kenzan, ligeiramente à frente, este representa a terra.
Passo6 – enfeite com algumas flores menores ou folhas de plantas para esconder o kenzan no vaso e adicionar profundidade. Estas flores de apoio são chamadas de Jushi. Certifique-se que são mais curtos que os ramos principais e que a agua ainda fique visível. Não se preocupem com espaços vazios, eles formam características importantes no arranjo.
Passo 7 – seu ikebana está pronto, adicione agua ao vaso.
O ikebana é um arranjo que deve ser visto de frente, portanto uma mesa central não é um bom lugar pra ele. Em vez disso coloque-o em uma superfície de canto e bem iluminado. No Japão o ikebana geralmente é colocado onde os hospedes são recebidos, como forma de acolhê-los, portanto no hall de entrada e ou na sala de visitas.
Sob o ponto de vista do Feng Shui o Ikebana faz parte do elemento madeira, rege a saúde, suas características são movimento, crescimento e expansão, a cor principal desse elemento é o verde.





Nenhum comentário:

Postar um comentário